Rio de Janeiro recebe congresso mundial de medicina de família e comunidade

24 de março de 2016

 Pela primeira vez, a cidade do Rio de Janeiro, destaque de cobertura de Atenção Primária à Saúde no Brasil, receberá a Conferência Mundial WONCA. Organizado pela World Organization of Family Doctors (WONCA) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o evento acontecerá entre os dias 2 e 6 de novembro no Riocentro. As inscrições para a 21ª edição da conferência já estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.wonca2016.com/index.php.

“O WONCA de 2016 será o maior evento que a especialidade já realizou, extremamente importante não só para os médicos de família e comunidade brasileiros, mas também para os que atuam em outros países, que poderão trocar experiências aplicadas em cidades e sistemas de saúde diferentes. Para os estudantes de medicina e residentes, é uma oportunidade única de integração com o trabalho das ligas acadêmicas espalhadas pelo mundo, que fortalecem a especialidade, a partir de forte atuação em projetos dentro e fora das universidades”, ressalta Gustavo Gusso, presidente do WONCA 2016 e diretor científico da SBMFC.

A grade internacional da programação conta com nomes de destaque da medicina de família e comunidade de países que são referência na especialidade, como Peter Gotzsche, Diretor do Centro Cochrane Nórdico que discutirá o tema “Por que tão poucos pacientes se beneficiam dos medicamentos que tomam e porque muitos são mortos por eles”. Já a Presidenta eleita da Wonca, Amanda Howe, trará o debate “Pessoas, política e poesia – três boas razões para o sucesso da medicina de família”. O holandês Kees van Boven, Presidente do Transition Project Foundation – Radboud University Nijmegen Medical Center, focará na relação médico-paciente com a abordagem: "Quando um não quer, dois não brigam. O paciente, seu médico e a razão da discussão".

O extenso conteúdo científico traz aos participantes atividades de atualização e introdução a vertentes da medicina de família, além de atividades culturais como exibição de filmes, apresentação musical e outras atividades culturais. A conferência WONCA é realizada anualmente em um país diferente para que todos os públicos de área de atuação na medicina de família e comunidade sejam alcançados.

Serviço:

21ª Conferência Mundial de Medicina de Família e Comunidade – WONCA

Datas: 2 a 6 de novembro de 2016

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/ RJ

Site: http://www.wonca2016.com/

Para inscrições:  http://www.wonca2016.com/inscricoes/index.php?pais=27#inscricoes