21 de março_Dia do Orgulho SUS reforça a importância da saúde pública para a população

21 de março de 2016

 Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade indica que data marca compromisso da especialidade em tornar o serviço cada vez melhor para os pacientes

Em 21 de março será comemorado o Dia do Orgulho SUS. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) apoia a data e indica que o movimento reforça o compromisso de todos os médicos que atuam na especialidade em melhorar o sistema para os usuários e profissionais.

Orgulho SUS é uma iniciativa global em prol de sistemas de saúde melhores. Muitos países aderiram ao movimento iniciado na Inglaterra e, posteriormente, na Irlanda; Escócia, Países Baixos; Dinamarca; Suécia; Finlândia; Índia, Jordânia; Arábia Saudita; Nova Zelândia, Austrália e agora Brasil.


“Todos os médicos de família e comunidade que atuam no Brasil podem aderir a campanha com formato de acordo com a disponibilidade, a partir da escolha de um compromisso que tenha o objetivo de melhorar o atendimento, a integração, perspectivas ou experiência para os pacientes ou funcionários”, explica Thiago Trindade, presidente da SBMFC.  

A ação é a chance de fazer uma melhoria positiva para o SUS. Cada compromisso, grande ou pequeno, vai fazer a diferença, além de ajudar a inspirar outras pessoas a se envolverem. Em conjunto, as ações ajudam a construir um sistema de saúde melhor.

Dia 21 de março foi a data escolhida para a comemoração do Dia do Orgulho SUS, por ter sido o último dia da 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1988, cujo relatório gerou os princípios do Sistema Único de Saúde. Todas as unidades de saúde de Atenção Primária vão realizar ações para comemorar a data e incentivar profissionais de saúde, agentes comunitários e usuários a se engajarem na causa.

Os médicos de família que quiserem aderir à campanha, podem postar fotos nas mídias sociais e inserir a hashtag #OrgulhoSUS, conforme fotos já publicadas no Instagram oficial do evento:  instagram.com/orgulhosus Para obter mais informações sobre o movimento em âmbito global, acesse os links: 

Movimento Global

http://changeday.com.au/a-global-movement/#

Inglaterra
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://changeday.nhs.uk/&prev=search

Austrália
http://changeday.com.au/#

Holanda
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=nl&u=http://changedaynederland.nl/&prev=search

Canada
http://blog.hqc.sk.ca/hqcchange/

Irlanda do Norte
http://www.hscchangeday.com/

 

Quem é o médico de família e comunidade (MFC)?

 

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias. 

 

É um clínico e comunicador habilidoso, pois utiliza abordagem centrada na pessoa e é capaz de resolver pelo menos 90% dos problemas de saúde, manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.