Vitória ganha primeira residência médica em MFC

2 de junho de 2015

Vitória terá a primeira residência médica voltada para a Medicina de Família e Comunidade. O programa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e a Escola de Medicina Santa Casa Misericórdia (Emescam), foi lançado em maio e já conta com quatro médicas residentes. Elas estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centro e da Praia do Suá, bairros onde deverão trabalhar por dois anos.

A proposta do novo programa é qualificar profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para a secretária de Saúde do município, Daysi Koehler Behning, investimentos como este, que visam a melhorar a atenção primária, contribuem tanto para aumentar a qualidade de vida da população como para reduzir índices de superlotação em prontos-atendimentos e hospitais. É que os médicos de família e comunidade são capazes de solucionar cerca de 80% das demandas que chegam aos postos, sem a necessidade de outros encaminhamentos.

Novas diretrizes

Evitar agravamentos de quadros de saúde e prevenir doenças é uma das metas da atenção básica. Justamente por isso, o diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka, afirma que as novas diretrizes dos cursos de Medicina lançadas no ano passado apontam para a formação de médicos generalistas.

Ele explica que as quatro médicas recém-formadas em diferentes universidades foram escolhidas em um processo seletivo e serão acompanhadas por três preceptores (orientadores). “A cada ano abrem-se quatro vagas. Mas, caso o programa obtenha sucesso, pode ser que o número aumente”, diz o diretor.

Formada em 2011 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Nayara Araújo Barreto dos Santos, 27, é uma das médicas que ingressaram na residência. Ela diz que já se identificava com a área desde o ano passado, quando trabalhou em uma Unidade Básica de Saúde da Serra.

“Nossa formação é muito voltada para especializações e casos de alta complexidade. Quando descobri a atenção primária vi como é bonito fazer um trabalho de qualidade e prevenir complicações, melhorando a vida das pessoas”, diz ela.

Fonte: Gazeta Online