Brasil é o 8º país com mais suicídios, aponta relatório da OMS

9 de setembro de 2014

Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo – ou uma pessoa a cada 40 segundos –, segundo o primeiro relatório global sobre prevenção de suicídio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na lista, o Brasil é o 8º país com mais suicídios por ano, com 11.821 casos em 2012. Na frente estão, na ordem de países com maiores taxas, Índia, China, EUA, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

 De acordo com o documento, aproximadamente 75% dos suicídios acontecem entre pessoas de países pobres ou nível socioeconômico médio. A entidade pediu mais ações para reduzir o acesso às formas mais comuns de suicídio. A análise aponta que os suicídios acontecem no mundo todo e em qualquer idade. No mundo todo, as taxas são maiores entre pessoas com mais de 70 anos, mas, em alguns países, os maiores índices foram encontrados entre jovens.

 Na faixa dos 15 aos 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte no mundo. De acordo com a OMS, os governos deveriam colocar em prática planos nacionais de prevenção, estratégia que existe hoje em apenas 28 países, e restringir o acesso a métodos mais comuns usados para suicídio, como armas de fogo e pesticidas.

 Fonte: Folha de S. Paulo