OMS defende expansão cobertura universal de saúde

27 de fevereiro de 2014

Durante a conferência internacional “Rumo a uma cobertura de Saúde Universal” realizada em Lima, no Peru, de 20 a 21 de fevereiro, a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou que a cobertura universal de saúde é a forma de alcançar saúde para todos e uma questão de justiça social. Segundo ela, não existe uma fórmula universal, cada país deve encontrar o seu próprio modelo e soluções, mas o importante é dar o primeiro passo. Ainda de acordo com Margaret, há evidências que investimentos em saúde, especialmente quando se preocupam com o acesso universal a serviços de qualidade, contribuem para a redução da pobreza e a prosperidade compartilhada entre as nações.

Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), participou das discussões e declarou que a cobertura universal de saúde é um direito fundamental e prioridade para a Opas. “O tema está na Constituição da Opas e indica que é possível alcançar melhores níveis de saúde da população de toda a região”, explica. Também discutindo sobre o tema base da conferência, a primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, disse que a cobertura universal de saúde no Peru já não é apenas uma aspiração, graças aos avanços da reforma do setor de saúde, como a ampliação do Seguro de Saúde Integral e a melhora no serviço e na defesa dos direitos dos usuários. Margaret Chan enfatizou que o assunto é uma questão ética importante e de justiça social.

A conferência internacional contou também com a presença da ministra da Saúde, Midori de Habich, representantes da Opas Peru e secretários de Saúde do México e do Uruguai.

Fonte: Portal da Inovação na Gestão do SUS