Nota de falecimento

3 de outubro de 2012

É com grande pesar que diretoria da SBMFC recebe a notícia da morte de Ian McWhinney, na última sexta-feira, 28 de setembro, em Saskatoon, aos 85 anos de idade.

Considerado o “Pai da Medicina de Família”, McWhinney inspirou o trabalho de muitos dos MFCs. Nascido na Inglaterra, mudou-se para o Canadá em 1968, onde tornou-se o primeiro professor de Medicina de Família no Canadá e o primeiro presidente do Departamento de Medicina de Família do ocidente. Lá lançou as bases para o estabelecimento da Medicina de Família como disciplina acadêmica.

Em 1975, fundou o Programa de Estudos de Pós-Graduação em Medicina de Família, programa que tem recebido reconhecimento internacional e já formou inúmeros profissionais que atuam em todo o mundo. Cerca de dez anos depois, fundou o Centro de Estudos em Medicina de Família, conhecido mundialmente pela qualidade de suas pesquisas.

Whinney também foi autor de mais de 100 artigos e do livro amplamente aclamado de Medicina de Família, publicado pela primeira vez em 1989 e agora em sua terceira edição.

Por tudo que representou em vida, por seu legado, Whinney ficará para sempre na memória de todos e, certamente, influenciará a futura comunidade de MFCs e profissionais da Atenção Primária, em suas tantas obras e na forma como praticou e defendeu uma saúde justa, decente e igualitária para todos.

Com informações: Western News / Edição: RS Press