IV CPMFC supera expectativas e recebe mais de mil participantes

3 de outubro de 2012

 Realizado pela Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, entre os dias 27 e 30 de setembro, o IV Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade (CPMFC) marcou um novo momento para os encontros regionais, conforme destacou o presidente da SBMFC, Nulvio Lermen Jr. “Neste ano, em que são realizados os congressos regionais, contabilizamos na soma de todos os encontros mais de 4 mil participantes. Isso é um marco para a Sociedade e mais um sinal do crescimento da especialidade.”

Com uma programação que abrangeu desde discussões acerca de políticas públicas para a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família, até atividades lúdicas e culturais como oficinas de dança circular e de shantala, o IV CPMFC reuniu especialistas das mais diferentes áreas, corroborando o mote escolhido para este ano: “O Cuidado e a Interdisciplinaridade”, que inclusive foi o tema da palestra de abertura do professor da Unicamp, Gastão Wagner de S. Campos.

Com mais de 1.050 inscritos, o presidente do encontro, Giuliano Dimarzio, fez um balanço positivo tanto da organização e infraestrutura oferecidas quanto à riqueza dos conteúdos debatidos. “Sabemos que diante do potencial do estado de SP podemos crescer cada vez mais. Estamos apenas começando, o Congresso Paulista de MFC está apenas em sua quarta edição e a cada edição nos desafiamos mais e temos cumprimos aquilo que projetamos promover. Tanto na questão do bem estar dos presentes, quanto em oferecer um conteúdo técnico adequado e pertinente.”

Giuliano destacou a importância da interdisciplinaridade, tema escolhido pelo congresso. “A vida é muito mais complexa do que o paradigma biomédico explica, não que ele esteja errado, mas é insuficiente. Por isso, a nossa perspectiva é de reconhecer a interação entre o biológico, o psicológico, o social e o cultural. Essa interação entre várias profissões e olhares, auxilia-nos nesse processo de compreensão e intervenção para um melhor cuidado das pessoas”.

Confira fotos do evento em nossa página do Facebook!