Fixação de profissionais de Saúde é tema de seminário

27 de abril de 2011

Entre os dias 13 e 14 de abril, foi realizado em Brasília o Seminário Nacional sobre Escassez, Provimento e Fixação de Profissionais de Saúde em áreas remotas e de maior vulnerabildade, promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com o CONASS, CONASEMS e OPAS.

De acordo com o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, que esteve no encontro junto ao presidente da Associação Cearense de MFC, Marco Túlio Aguiar, entre outros MFCs, foi montado um grupo de trabalho sobre Serviço Civil Voluntário, iniciativa que tem por objetivo atrair mais profissionais para a Estratégia Saúde da Família com medidas como atribuição de pontos na tabela CNAS nos concursos de residência, além do que seria tutorado e proveria o TEMFC.

Gusso, que ingressou no GT ressaltou a importância da residência mandatória com 40% das vagas para MFC como imagem-objetivo. “Os detalhes ainda não estão claros, ainda há muito a caminhar até isso ser visto com bons olhos pelas iniciativas que valorizam a APS, ESF e aquilo que a MFC pode oferecer”, relata. Participe das discussões sobre o GT de Serviço Civil no sbmfcgroups Confira outras informações