SBMFC reúne-se com o diretor do DAB

28 de março de 2011

O presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, e oito representantes da Sociedade das cinco regiões do País reuniram-se com o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), Hêider Pinto, em Brasília, na manhã de 24 de março. Na pauta, os planos da nova gestão para o MFC e o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo de Atenção Primária a Saúde (APS). De acordo com Gusso, a reunião foi boa e serviu para esclarecer as diretrizes do departamento.

Em nota oficial, a diretoria da SBMFC relata que houve no encontro “um aceno para uma valorização da atenção básica através de aumento dos recursos financeiros. Entretanto os pontos aparentemente positivos (veja lista abaixo), ainda precisam de definição mais clara dos processos de execução. Pode ocorrer um estímulo a competição de modelos de APS. E, diante disso, o modelo hegemônico anátomo-clínico, cartesiano e reducionista que pretendemos transformar pode ganhar fôlego”.

Pontos apresentados:

  1. Valorização do trabalhador;
  2. Fortalecimento do controle social e participação da comunidade;
  3. Fortalecimento de gestão em todos os níveis;
  4. Renovação da rede física da APS – PAC 2;
  5. Promoção da saúde;
  6. Ampliação do acesso;
  7. Qualificação da APS: haverá um processo de adesão (prazo de 6 meses) e depois certificação que buscará incentivo as praticas (ESF, UBS, mix etc.) que cumpram critérios de qualidade a serem definidos (PAB fixo e variável se manterão praticamente inalterados); os critérios de certificação ainda estão em elaboração.


Na ocasião, os membros da SBMFC também formalizaram o pedido para participar da escolha dos critérios de certificação das Unidades Básicas tradicionais e Unidades com ESF.