Pesquisa mundial analisa estigma sobre psiquiatras

23 de novembro de 2010

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em apoio ao desenvolvimento de estudos da especialidade e em reconhecimento aos esforços acadêmicos, convida os seus associados a colaborar com uma pesquisa que irá avaliar o estigma que recorre sobre os psiquiatras.


“Não só os portadores de doenças mentais são vítimas de estigma. Os profissionais que com eles trabalham, incluídos aí os psiquiatras, também o são. Neste projeto, de forma semelhante ao que vem sendo realizado em outros países, estamos interessados em avaliar o estigma sobre os psiquiatras”, explica Thiago Fidalgo, pós-graduando do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo, envolvido no projeto.


A pesquisa é similar à que está sendo desenvolvida em outros países do mundo sob a égide da Associação Mundial de Psiquiatria. Para participar, basta acessar o link:
http://www.unipark.de/uc/Stigma_Psychiatrists/. O questionário é de simples resposta. Apenas a primeira página, com uma nota introdutória, é apresentada em inglês. A partir de então, é possível escolher o idioma de preferência para respondê-lo, inclusive o português. Com participação espontânea, sem implicar em riscos ou benefícios, as respostas são anônimas e serão analisadas de forma coletiva.


O questionário ficará disponível até 25 de novembro próximo. Procure respondê-lo o quanto antes, sua participação é muito importante.

 


Associação Brasileira de Psiquiatria