Região Norte apresenta piores índices de desnutrição infantil do País

16 de dezembro de 2009

Avaliação dos marcadores alimentares e da nutrição das crianças com até cinco anos realizados pela Chamada Nutricional da Região Norte divulgada no dia 28 de maio indicam que os maiores déficits da desnutrição infantil no País pertencem à região. Foram analisados índices de peso por idade, desnutrição crônica e outros tipos de problemas decorrentes da ausência de nutrientes em crianças dessa faixa etária.

A desnutrição crônica, que provoca déficit de altura, por exemplo, teve média de 23,1% no Norte, chegando até 30% em alguns Estados da região. Já os índices de déficit de peso por idade representam 5,2%, mais elevados do que a média nacional de 1,7%, afetando até 8% das crianças de até dois anos em Estados da região.

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2006, a média nacional mostrava uma prevalência de desnutrição crônica de 7% no País. Para diminuir os índices, o Ministério da Saúde conta com os programas da Atenção Básica à Saúde como o pré-natal, imunizações, orientações sobre alimentação complementar e a vigilância alimentar e nutricional.