Terceira etapa deve vacinar maior parte da população

8 de abril de 2010

De 05 a 23 de abril acontece a terceira etapa da Estratégia Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1, que pretende imunizar as pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Neste período, as pessoas da segunda (gestantes, pessoas com doenças crônicas com menos de 60 anos e bebês que tenham entre seis meses e dois anos de idade) ainda poderão ser imunizadas. A vacina somente é contra-indicada às pessoas alérgicas a ovo.

De acordo com Ministério da Saúde, devem prorrogar a aplicação da vacina apenas pessoas que apresentam quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação. As unidades estão se organizando conforme sua capacidade de atendimento diário.

Entre 24 de abril e 7 de maio começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A.

Na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde.