SBMFC presta homenagem às médicas de família e comunidade que são referência em todo mundo

19 de março de 2018

A SBMFC produziu série de vídeos com médicas de família e comunidade com foco no Dia Internacional da Mulher, datado em 8 de março. O conteúdo explicativo abordou a atuação dessas mulheres em diversas vertentes da medicina, coordenada pelo GT de Mulheres na MFC e assessoria de comunicação da Sociedade. O vídeos podem ser visualizados na íntegra no canal do Youtube da SBMFC: https://www.youtube.com/user/SBMFCoficial.

Para encerrar a série, as médicas de família e comunidade que são referência no mundo compõem um vídeo, como forma de agradecimento por toda a contribuição na construção da especialidade. Conheça cada uma delas:

Atai Omoruto: nascida em Uganda, a médica de família e comunidade era especialista em saúde pública. Pela Organização Mundial da Saúde, liderou equipe para erradicação do vírus Ebola na Libéria, em 2014, para treinar mais de mil profissionais da saúde daquele país. Mais que tratar, dava apoio emocional aos pacientes. Faleceu em 2016, aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. Pelo destaque nos serviços prestados, foi homenageada no WONCA em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Amanda Howe: atual presidente da WONCA, tomou posse no último congresso mundial realizado no Rio de Janeiro. Britânica, é vice-presidente do Royal College of General Practitioners (RCGP). Além de defender a medicina familiar, a reforma da educação médica e o profissionalismo como principal atributo dos bons médicos, tem particular interesse clínico e de pesquisa na qualidade dos cuidados.

Bárbara Starfield: pediatra, mestre em saúde pública, é autora de diversos livros e artigos científicos, nasceu no Brooklyn, Nova York. Impulsionadora dos Cuidados de Saúde Primários a nível internacional, é considerada  uma das pesquisadoras mais importantes da área. Disseminava seus conhecimentos e entusiasmo pela Atenção Primária pelo mundo todo em palestras e aulas em congressos e universidades.  Faleceu em 2011, no estado da Califórnia.

Bety Wartchow : brasileira do Rio Grande do Sul, Bety atua no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Trabalhou como coordenadora de projetos no PNUD – Programa de Las Naciones Unidas para El Desarrollo e como diretora no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Carmen Fernandes: Preceptora de muitos médicos de família e comunidade de destaque no país, é médica do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre e co-Autora do Curso para Capacitar Preceptores da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – Ministério da Saúde.  Foi condecorada em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao País no exercício da medicina na classe Ordem do Mérito Médico.

Claunara Schilling Mendonça: Coordenou a Saúde da Família de Porto Alegre entre 1998 e 2001. Foi consultora e assessora do Ministério da Saúde de 2002 a 2008. Diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde entre 2008 e 2010. Foi gerente do SSC/GHC de 2011 a 2014. Faz parte do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (ABRASCO).

Iona Heath: presidente do Royal College of General Practitioners (RCGP) de 2009-2012. Integra a vanguarda dos esforços em todo o mundo para reduzir e prevenir o excesso de diagnóstico de doenças. Nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) nas 2000 New Year Honours por serviços ao Cuidado de Pessoas Idosas.

Katherine Rouleau: Atua no Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto. Foi uma das voluntárias do Academics Without Borders que trabalhou em um estudo para a Faculdade de Medicina da Universidade de Addis Abeba (AAU) para ajudá-lo a desenvolver um Departamento de Medicina Familiar. Como resultado deste estudo, a Escola de Medicina da AAU lançou o primeiro programa de treinamento da Etiópia em medicina que assegurará que haverá médicos altamente qualificados para áreas urbanas e rurais da Etiópia.

Leda Chaves Dias: Atualmente é médica do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Professora Colaboradora do Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande e Teleconsultor da Programa Nacional Telessaúde – Núcleo TELESSAÚDE-RS.

Lucy Candib: é médica de medicina familiar em Worcester, Massachusetts e está afiliada ao UMass Memorial Medical Center. Ela recebeu seu diploma de medicina da Harvard Medical School e tem estado na prática por mais de 20 anos. Ela é uma das 194 doutoras do UMass Memorial Medical Center especializadas em medicina familiar.

Maria Inez Padula: coordenadora da Residência Medicina de Família e Comunidade da FCM/UERJ, é professora do Mestrado Profissional Prof-Saúde (UERJ/MS) e em Atenção Primária à Saúde (UFRJ). Presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar CIMF/WONCA (2013-2018); Vice-presidente CIMF/WONCA/ Região Conesul (2010-2012); Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade SBMFC (2004 a 2008).

Maria Sofia Cuba: presidente da Sociedade Científica de Medicina Familiar e Comunitária no Peru (SOPEMFYC) e membro do comitê de Equidade Organizacional da WONCA. Além de coordenar o Programa de Residência, também é coordenadora do Programa de Mestrado em Medicina Familiar da Universidade Peruana de Cayetano Heredia.

Mercedes Perez Fernandez: Espanhola de Madrid, é especialista em Medicina Interna e certificada em Medicina do Trabalho. Desde sua aposentadoria como clínica geral no Sistema Nacional de Saúde de Madrid, atua no sistema de ensino e pesquisa. Liderou o projeto de pesquisa de Demanda de Encaminhamentos na Atenção Primária para a Especializada na Espanha.

Moira Stewart: é professora emérita da Distinguished University – Centro de Estudos em Medicina Familiar da Western University. Publicou amplamente sobre o tema cuidados centrados no paciente e editou, com colegas, uma série internacional de livros que aplicam o método clínico centrado no paciente. Ela é líder nacional em capacitação para pesquisa como Investigador Principal em um Prêmio de Treinamento Estratégico dos IRSC sobre pesquisa interdisciplinar de cuidados de saúde primários chamada TUTOR-PHC.

Sarah Strasser: é médica clínica geral com experiência significativa em liderar e gerenciar programas clínicos rurais na Austrália e no Canadá. Tem vários papéis de liderança e tem sido fundamental na expansão das escolas de medicina rural, inclusive no Território do Norte para a Universidade Flinders. É reconhecida a nível nacional e internacional para o desenvolvimento de programas de educação médica inovadores bem sucedidos que melhoraram a força de trabalho da saúde rural.