NotíciasHome / Notícias / ARARAQUARA ABRE INSCRIÇÕ...
Araraquara abre inscrições para residência em Medicina de Família e Comunidade 13/11/2017

Especialidade médica tem capacidade de solucionar até 90% dos problemas de saúde apresentados pelo paciente nas consultas

A cidade de Araraquara está com inscrições abertas para residência de Medicina de Família e Comunidade, especialidade que acompanha o indivíduo desde antes do nascimento até os últimos momentos de vida. A Medicina de Família e Comunidade dispensa cuidados integrais ao paciente sempre com foco na pessoa e não na doença. Os médicos de família e comunidade (MFCs) têm capacidade de solucionar 90% dos problemas de saúde apresentados pelas pessoas atendidas e acompanhadas, seja em Unidades Básicas de Saúde, Clínicas de Família, UPAs, AMEs, AMAs, Serviços de Emergência, Pronto-Socorro, independentemente da esfera: pública, privada ou suplementar.

“Os MFCs atuam de acordo com a Atenção Primária, por isso tem essa capacidade de alta resolutividade dos problemas de saúde com o olhar voltado para o indivíduo, família e comunidade, que muitas vezes tem papel impactante. Acompanham as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias”, explica o médico de família e comunidade Phelipe A. Calixto, membro da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), filiada à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

É um clínico e comunicador habilidoso em manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 4.000 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.

Vagas abertas para residência com início em 2018

As inscrições para a residência em Medicina de Família e Comunidade de Araraquara estão abertas até dia 24 de novembro. "Decidimos investir maciçamente na qualificação e expansão da Atenção Primária à Saúde em Araraquara oferecendo complementação de bolsa pelo município completando R$ 10mil, porque sabemos que pessoas acompanhadas longitudinalmente por um médico de família com formação sólida e por sua equipe tem melhor saúde para viverem mais e melhor", relata o Coordenador Executivo de Atenção Básica do município, médico de família e comunidade e Vice-Presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade, José Carlos Arrojo Júnior. Ainda segundo Arrojo, o município conta com 74% de cobertura de APS e com a maioria dos médicos atuando na Estratégia de Saúde da Família com residência em MFC. Da mesma forma, outros médicos de família participam da gestão como a médica reguladora do município, indicada por Arrojo para compor um time coeso em busca de uma rede de atenção à saúde ordenada pela APS.

 

<< voltar às notícias

PARCEIROS

AFILIADOS