IV Jornada da Saúde da Família promove atualização em APS em Ribeirão Preto

14 de março de 2017

 

Nos dias 10 e 11 de março, o Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade de Ribeirão Preto, com apoio da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) e da SBMFC, realizou a IV Jornada da Saúde da Família com o objetivo de fortalecer a capacidade clínica e gerencial dos profissionais que atuam na Atenção Primária. Ao todo, o evento contou com aproximadamente 200 participantes, que se inscreveram em 34 cidades de todo país, do Acre ao Paraná. Para conferir as fotos, acesse: goo.gl/2iRHsz.

 

“Agradecemos a todos pela disponibilidade, parceria e presença na IV Jornada em Saúde da Família de Ribeirão Preto. Não é realizada uma jornada se não tiverem pessoas para assistir, acompanhar e apoiar o evento que foi construído para todas as pessoas presentes que ouviram, perguntaram e aprenderam. Atitudes assim motivam os palestrantes e a comissão organizadora a elaborar atividades como essa. Foram oito palestras com temas e palestrantes de altíssima qualidade que agregaram nesses dois dias de experiências e debates de assuntos dentro da APS”, explica Lucas Gaspar Ribeiro, presidente da IV Jornada e presidente eleito do Núcleo de Ribeirão Preto. 

 

 

A jornada teve início em 10 de março, sexta à noite, com a palestra de abertura Choosing Wisely e Prevenção Quaternária, terminando com Lactente Sibilante. Já na manhã do dia 11, sábado, a abertura das atividades abordou as formas avançadas o acesso, terminando com os temas “sem gastrite e sem omeprazol”. No período da tarde, a IV Jornada em Saúde da Família de Ribeirão Preto foi finalizada com orientações sobre a retirada de benzodiazepínicos e as atualizações de anticoncepção e terapia hormonal.

“O Núcleo Regional da APMFC de Ribeirão Preto já tem tradição e há muitos anos contribui para o fortalecimento da especialidade também no interior paulista, onde muitos MFCs se destacam pela qualidade do trabalho que fazem. A IV Jornada de Saúde da Família veio consolidar o resultado de todo esse esforço. Médicos e outros profissionais de diversas cidades e também de outros estados puderam participar de discussões e palestras riquíssimas sobre diversos assuntos pertinentes à prática na APS. A participação do Secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, mostra a importância que o Núcleo Regional, a MFC, a ESF e a APS vêm tendo na cidade e na região. Os profissionais do Núcleo Regional de Ribeirão Preto e os organizadores estão de parabéns pelo excelente trabalho que realizaram e por proporcionarem um evento como esse”, declara Renato Walch, presidente da APMFC.

 

Nova diretoria do núcleo eleita (gestão 2017-2019)

No primeiro dia da Jornada, dia 10 de março, a nova Diretoria do Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade de Ribeirão Preto gestão 2017-19, tomou posse com a presença de membros da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade, como Renato Walch, presidente, Carlos Gomes, secretário e integrante do Núcleo Regional da Baixada Santista, Lucas Padilha, representante dos residentes do estado de São Paulo, Lucas Gaspar Ribeiro, diretor suplente, Cleyton Andrade, presidente do Núcleo Regional de Araraquara.

Compõem a nova diretoria:

Lucas Gaspar Ribeiro  (Presidente – Ribeirão Preto/SP)

Patricia Bombicino Damian (Vice Presidente – Franca/SP)

Milena Seoane Colmenero Muniz (Diretora financeira –  Ribeirão Preto/SP)

Belkiss Rolim Rodrigues Fracon (Diretora Administrativa – Ribeirão Preto/SP) 

 

Nova diretoria do Núcleo Regional de MFC de Riberão Preto

 

Os palestrantes da IV Jornada da Saúde da Família de Ribeirão Preto foram:

Professor Doutor Armando Norman: Médico de família e comunidade, homeopata, com mestrado e doutorado na área de antropologia médica, realizado na Inglaterra. Atualmente trabalha na Residência de MFC da SMS do Rio de Janeiro, como coordenador.

Tema: Choosing Wisely & P4 – Por que devo conhecer?

 

Thiago Santos Hirose: Endocrinologista pediátrico, atua na Estratégia de Saúde da Família, em uma das unidades vinculadas a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, a USF Paulo Gomes Romeu, sendo um dos preceptores dos residentes da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade – Hc-Fmrp USP no estágio de pediatria.

Tema: Lactente sibilante, como manejar na APS.

 

José Carlos Arrojo Junior: Médico de Família e Comunidade pela EPM-UNIFESP, Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Diretor Residente da SBMFC (gestão 2016-2018) e Coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara.

Tema: Acesso avançado, mudando a porta de entrada.

 

Ênio Luis Damaso: médico ginecologista, especialista em obstetrícia de alto risco, mestre nessa área. Fez a graduação na Graduação Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (FMRP/USP). Atua na APS há muitos anos, como preceptor de alunos, médicos residentes da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade – Hospital das Clínicas da FMRP/USP e da Residência de Ginecologia e Obstetrícia da mesma instituição.

Tema: Terapia de Reposição Hormonal, perdendo o medo.

 

Paulo Duarte: médico geriatra, que atualmente coordena o ambulatório de super idosos na FMRP/USP, atua na divisão de geriatria do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e na enfermaria do Hospital Estadual de Ribeirão Preto. É preceptor dos residentes na Residência em Medicina de Família e Comunidade no HC da FMRP/USP e no HERP, além de ser doutor em geriatria pela mesma universidade.

Tema: Retirada de Omeprazol, mas será possível?

 

Mariana Arouca  médica ginecologista, formada pela Graduação FMRP/USP. Atualmente está na docência do curso de medicina da Faculdade De Medicina Estácio Uniseb. Tem conhecimento de Saúde da Família pela atuação na cidade de Serrana.

Tema: Anticoncepção -muito além do básico.

 

Maria Clara Faleiros – psiquiatra, preceptora da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade – Hospital das Clínicas da FMRP/USP nos estágios de saúde mental.

Tema: Retirada de benzodiazepínicos e antidepressivos

 

Leonardo Moscovici –médico de família e comunidade, formado pela Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da FMRP/USP. É preceptor de alunos de graduação no Estágio de Saúde da Família, docente do curso de Medicina na UNISEB-Estácio e médico emergencista pela prefeitura de Brodoski.

Tema: Urgências na APS, como controlar dificuldades