Dia do Médico de Família e Comunidade e os 35 anos da SBMFC

6 de dezembro de 2016

 Por Thiago Trindade, presidente gestão 2016-2018

Estamos muito felizes, quando celebramos 35 anos da história da Medicina de Família e Comunidade brasileira, e comemoramos o dia do médico de família e comunidade brasileiro.

Uma história que teve seus primórdios em 1976 com o início dos primeiros programas de residência em MFC, culminando em 1981 com a oficialização perante a CNRM da residência em medicina geral comunitária e a fundação da Sociedade Brasileira de Medicina Geral Comunitária.

As primeiras duas décadas foram muito penosas, com muita resistência de todo lado contra nossa especialidade.


Mas aos poucos fomos mostrando nosso trabalho e passamos a ser reconhecidos. Há 30 anos passamos a ser uma especialidade oficial perante o Conselho Federal de Medicina. Na sequência, em especial, nestes últimos 15 anos, a MFC brasileira cresceu com bastante força, atingindo uma capilaridade nos diversos domínios da APS, na assistência, no ensino, na pesquisa e na gestão. Na assistência mostramos ao país uma prática médica diferenciada baseada nos princípios da especialidade, uma prática centrada na pessoa, com prevenção quaternária, orientado à família e à comunidade.


Enquanto entidade passamos a representar os médicos de família junto a AMB e internacionalmente passamos a representar os MFCS brasileiros na Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA). Neste percurso, através de parcerias com os Ministérios da Saúde e da Educação, temos contribuído fortemente para o desenvolvimento da APS brasileira, colaborando na produção científica, na formação e educação continuada de médicos em todo Brasil. Especialmente na última década nos dedicamos a qualificar e colaborar com a expansão dos programas de residência e na formação de preceptores. Hoje temos mais de 250 programas de residência distribuídos em todo país, chegando em 2016 a 2700 vagas para ingresso anualmente.

 

Foram muitas conquistas, realizamos 13 congressos brasileiros, diversos regionais, um congresso mundial rural e neste ano com muito orgulho sediamos o primeiro Congresso Mundial da WONCA na América do Sul.

Realizamos 20 edições da prova de títulos de especialista (TEMFC). Temos um programa de alta qualidade de educação continuada através da parceria com a Secad-Artmed, o PROMEF. Nossa revista (RBMFC) vem crescendo ano a ano, sendo indexada em novas bases, e no momento com publicação on line dos artigos em tempo real. Publicamos e traduzimos mais de 10 livros.


Não podemos esquecer das parcerias com entidades acadêmicas de ensino e pesquisa como ABEM e Abrasco, as quais temos realizado ações conjuntas no desenvolvimento da APS nestes campos.  Trago um agradecimento especial a todos ex-presidentes da SBMFC e suas respectivas diretorias, responsáveis por cada uma desta conquistas ao longo da história. O trabalho diário de cada associação estadual e nossos Grupos de Trabalho da SBMFC tem contribuído enormemente para o desenvolvimento da APS e da MFC

E por último, o agradecimento é para cada um dos MFCs pelo seu trabalho tão precioso, prestando um cuidado de alta qualidade à população brasileira. Vamos em frente pessoal na luta por um Sistema de Saúde Universal orientado por uma APS robusta e de qualidade, e que um dia possamos alcançar nosso sonho de cada brasileiro tenha seu médico de família de referência