“Por vocês, para vocês e graças a vocês!”

1 de dezembro de 2016

Jornal Saúde da Família Ed. 38

Balanço

“Por vocês, para vocês e graças a vocês!”

Presidente da SBMFC resume com essa frase a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. Encontro reuniu aproximadamente cinco mil pessoas de mais de 100 países na cidade do Rio de Janeiro (RJ)

Um congresso de porte internacional. Brasil assumindo o protagonismo do evento mais importante da especialidade no mundo. Congresso realizado pela primeira vez na América do Sul. Uma programação científica extremamente rica e diversa. Posse da primeira presidente da WONCA. Integração e troca de experiências com profissionais de mais de 100 países. País sendo premiado pelo exemplo de expansão da medicina de família e comunidade. Demonstrações e nuances da cultura brasileira e atividades esportivas. Participação de jovens médicos e das Ligas Acadêmicas de MFC. Espaço de discussão e manifestações dentro do atual momento econômico, social e político vivido pelo Brasil.

Se alguém se arriscar a resumir o que foi a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família, certamente vai esbarrar em alguma, ou várias, das descrições acima. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da SBMFC, Thiago Trindade, falou sobre a importância do momento e dos princípios que nortearam a realização desse evento no Brasil. "A organização da WONCA Conference foi baseada nos princípios da medicina de família, com orientação familiar e comunitária para preservar os valores e cultura locais. Não poderíamos fazer uma prática dissociada na realização da Conferência Mundial no Brasil – é isso que todos esperam como médicos de família, que carreguemos nossos princípios em qualquer lugar que estejamos e façamos da melhor forma, pois é isso o que nos guia para uma prática de qualidade.”

Durante todo o evento, houve várias demonstrações que fizeram jus ao simbolismo do encontro para reforçar a importância da expansão da medicina de família e comunidade país afora. “É por isso que gostaria de agradecer a todos que vieram, participaram e fizeram suas contribuições ao congresso. Atingimos nossos objetivos em termos científicos, de integração e troca de experiências. Tivemos uma excelente participação de brasileiros e congressistas de mais de 100 países. Encerramos o encontro com muita alegria e a certeza de que esse sucesso só vem fortalecer o momento da medicina de família no Brasil e no mundo”, declarou Trindade no final.

Já o presidente da 21ª Conferência, Gustavo Gusso, lembrou a responsabilidade e desafios de se organizar um encontro de tamanha grandeza. “Não é fácil gerenciar um evento que envolve um número tão grande de pessoas. Sabemos de alguns problemas que tivemos em termos de infraestrutura e da própria internet. Por outro lado, pudemos trazer ótimas atividades científicas e procuramos oferecer também um evento que proporcionasse confraternização e alegria aos participantes a partir de nossa cultura e nossa história.”

Durante o agradecimento, Gusso lembrou o trabalho realizado por um extenso time de profissionais que deram suporte e fizeram o evento se tornar realidade. Ele agradeceu nominalmente a todos os membros do Comitê Organizador http://www.wonca2016.com/comissoes/index.php#comissoes e à Oceano Eventos, empresa responsável pela organização. “Por fim, gostaria de agradecer a todos os mais de cinco mil participantes deste congresso, que trouxeram conhecimento, participaram de atividades científicas e culturais, aprenderam, ensinaram, trocaram experiências e, claro, também puderam se divertir ao longo dos cinco dias de evento.”

Na opinião do então presidente da WONCA, Michael Kidd, essa edição do evento realizada no Rio de Janeiro foi uma oportunidade única de discutir a prática da medicina e comunidade. “Foi incrível ter pessoas de todas as partes do mundo interessadas em ensinar e aprender sobre a prática da MFC e suas diferentes características, os desafios enfrentados e como aprimorar a atenção primária que é oferecida aos nossos pacientes. A 21ª Conferência da WONCA foi incrível. Espero que todos tenham aproveitado ao máximo o congresso e gostaria de antemão de agradecer a todos os médicos de família e comunidade do Brasil pelo trabalho realizado. Parabéns!”

BOX 1        
WONCA 2016 nas redes sociais         
Confira mais destaques da cobertura do congresso a partir da página oficial do evento criada no Facebook (LINK 1) e na própria página da SBMFC (LINK 2). Muitos participantes interagiram e postaram fotos utilizando a hashtag #wonca2016 (LINK 3).

LINK 1

https://www.facebook.com/SbmfcBrasil/?fref=ts

LINK 2       

https://www.facebook.com/woncaconference/?fref=ts

LINK 3       

https://www.facebook.com/hashtag/wonca2016?fref=ts