WONCA 2016: Congregação da medicina de família mundial

3 de novembro de 2016

A Orquestra da Maré deu as boas-vindas aos 5 mil congressistas presentes na solenidade de abertura da 21ª. Conferência Mundial WONCA de Medicina de Família, que aconteceu ontem, dia 2 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Estiveram presentes na cerimônia, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Thiago Trindade; o diretor da Sociedade e presidente da 21ª. Conferência, Gustavo Gusso; e o presidente da World Organization of Family Doctors (WONCA), Michael Kidd.

Durante o discurso de abertura, Gusso destacou que a Conferência Mundial WONCA de Médicas de Família no Brasil é zona livre da indústria farmacêutica e aproveitou a oportunidade para agradecer o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, pela reforma da APS na cidade. “Sobre a realização da Conferência Mundial, não existe melhor maneira de praticar a medicina de família e a APS de maneira científica e seus princípios, como comunicar bem, contar com o paciente e contar com os médicos que dão sempre o melhor de si. Podemos aprender e ensinar. Desfrutem dos próximos dias, pois serão intensos.”

Já o presidente da SBMFC, enfatizou a honra em sediar a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família no Brasil pela primeira vez. Segundo ele, a organização do congresso foi baseada nos princípios da medicina de família, com orientação familiar e comunitária para preservar os valores e cultura locais. “Não poderíamos fazer uma prática dissociada na realização da Conferência Mundial no Brasil, pois é isso que todos esperam como médicos de família, que carreguemos nossos princípios em qualquer lugar que estejamos e que façamos da melhor forma, pois é isso o que nos guia para uma prática de qualidade.”

Ainda de acordo com Trindade, este é o momento de o Brasil mostrar ao mundo o que tem acumulado em 40 anos de medicina de família e 20 anos de atenção primária à saúde. "Em um País como o nosso, hoje atingimos uma cobertura de mais de 65% da APS com equipes de saúde da família." Confira o discurso na íntegra aqui.

Além dos representantes da SBMFC e da WONCA, participaram da cerimônia o ministro da Saúde, Ricardo Barros; a presidente da Conferência Ibero-americana de Medicina Familiar (CIMF), Maria Inez Padula; e o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz que, na ocasião, recebeu o maior prêmio da especialidade. Outras autoridades da saúde mundial também participaram da solenidade, como o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hernan Montenegro.

Após a solenidade, os congressistas participaram de um coquetel com show da MFC e cantora Júlia Rocha e apresentação da escola de samba Portela.



Acompanhe a cobertura do #WONCA2016 nos canais de comunicação da SBMFC.