Diretrizes para Câncer no Colo do útero é atualizada com participação da SBMFC

30 de agosto de 2016

 O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca)  divulgou a 2° edição Revista, Ampliada e Atualizada manual de Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do Câncer de Colo de útero, que conta com a participação de da SBMFC, representada por Gustavo Gusso, Melanie Noel Maia e Zeliete Zambone.

 
O objetivo da publicação é auxiliar  os profissionais da saúde nas  práticas assistenciais e apoiar os gestores na tomada de decisão em relação à organização e estruturação da linha de cuidados da mulher diagnosticadas com câncer do colo do útero. O diretor científico da SBMFC, Gustavo Gusso, ressaltou a relevância das diretrizes tanto para os médicos quanto para os pacientes que tem foco em padronizar o mapeamento para tratamento do câncer do colo do útero.
 
A edição possui 188 páginas e traz informações comoo histórico da prevenção do câncer do colo do útero no Brasil, resumo das recomendações para a Atenção Primária à Saúde, os tipos de Lesão Intraepitelial e também tópicos complementares sobre Avaliação do canal endocervical e medidas para auxiliar a visão da junção escamocolunar.
 
Gusso também destacou que essas informações são de suma importância para a população e é necessário que todos tomem posse desse conhecimento, por meio de uma divulgação intensa. 
 
Para ler o manual, clique aqui