SBMFC homenageia Wanda Cecília Loguercio Leite

30 de agosto de 2016

 A SBMFC agradece e presta homenagem à Wanda Cecília Loguercio Leite, médica de família e comunidade, que se aposenta no ano de 2016, pela luta no reconhecimento da especialidade e pelos excelentes serviços prestados à comunidade.
 
Em 1975, Wanda Cecília Loguercio Leite passou no vestibular da Faculdade Federal de Pelotas (UFPEL) para cursar medicina. Escolheu a especialidade de Medicina de Família e Comunidade depois que entrou em contato com a cadeira de medicina preventiva. No sexto ano da faculdade prestou prova para a residência de MFC no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), onde permaneceu por três anos. Por volta de 1983, Wanda junto com Carlos Dora e José Mauro criaram o serviço de saúde comunitária no HNSC.  

Wanda destacou o impacto afetivo do MFC na vida dos pacientes depois da implementação desse serviço no hospital. “Os pacientes foram gradativamente se vinculando conosco e adorando serem vistos sempre pelo mesmo profissional que tentava ajudá-lo em todos os seus problemas”, pontua a própria médica de família.

Leda Chaves Dias, colega de trabalho, ressaltou a importância da atuação de Wanda.  “No trato com os pacientes, é um dos ícones da Medicina de Família, pois, muitas vezes, mesmo atuando como gestora, não deixou a prática clínica e o atendimento de pessoas”. E ainda conta que Wanda sempre esteve envolvida na formação de residentes e na organização deste serviço, que deu origem ao SUS e a política de Saúde Pública em Atenção Primária à Saúde. “Além disso, Wanda foi uma das primeiras a participar da turma de residência em Medicina de Família do Hospital Nossa Senhora Conceição, onde atuou como estudante, residente e foi uma das primeiras a assumir a chefia do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição”, ressalta Leda.  

José Mauro Ceratti Lopes, outro colega de trabalho de Wanda, contou que a médica  fez parte do grupo que iniciou a implantação da medicina de família no Brasil. “A participação sempre foi aguerrida, marcante no desenvolvimento das Associações Gaúchas e Brasileiras e na consolidação da especialidade”. Lopes conta também que a profissional de destaque fez parte do que era chamado de “Núcleo Duro" da MFC, um grupo no qual os profissionais tinham claro os princípios e ferramentas da rotina da especialidade e aplicava-os de maneira qualificada.

Wanda enfrentou diversos desafios como profissional da área de saúde. Foram 35 anos lutando para que a especialidade fosse reconhecida como profissional de qualidade. A partir desse engajamento, houve um avanço fantástico da MFC, a partir de apontamento da necessidade nas Unidades de Saúde junto com uma equipe multiprofissional para ser resolutivo nas necessidades da população. Ainda nesse momento, Wanda pontua o SUS como um aliado para a sobrevivência do MFC.