Resenha do livro: A Contribuição da Medicina de Família e Comunidade para os Sistemas de Saúde

15 de junho de 2016

Desde o século passado diversos Países vêm implantando e desenvolvendo seus sistemas de saúde orientados a Atenção Primária à Saúde (APS), que culminou com um consenso mundial a partir da Declaração de Alma-Ata, de 1978. Embora as intenções ficassem marcadas nesta declaração, passados 38 anos, nem todos signatários conseguirem desenvolver plenamente as recomendações e, além disso, observaram-se experiências e modelos distintos de APS globalmente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem referendando através de distintos documentos e ações ao longo destas décadas a necessidade do desenvolvimento de sistemas de saúde que levem a cobertura universal as suas populações, com uma novidade firmada nos últimos anos e endossada no prefácio deste livro por sua diretora geral, Dra. Margartet Chan, da importância do desenvolvimento da Medicina de Família e Comunidade (MFC) para se atingir uma APS de qualidade nos diversos Países. 

 

Neste contexto, a Organização Mundial dos Médicos de Família e Comunidade (WONCA), coordenada por seu Presidente Dr. Michael Kidd, desenvolveu este livro trazendo de forma ampliada toda a discussão sobre como qualificar a atenção primária através do fortalecimento da medicina familiar comunitária e das equipes de saúde família, partindo da análise de diversas experiências globais. Como marco inicial faz-se uma análise necessária sobre as necessidades de saúde da população, e de como os sistemas de saúde precisam atender a essa demanda, construindo-se de fato um sistema que atenda a essas necessidades, que seja de fato usuário-centrado. A partir desta avaliação traz-se um apontamento consensual dos princípios da APS e da MFC necessários a essa qualificação, dos quais não se pode abrir mão, e que sejam fortalecidos estes atributos: o acesso de primeiro contato, o cuidado continuado, integral e coordenado pela APS, orientado à família e à comunidade, e centrado na pessoa. Desta forma fica demonstrado que os modelos que lograram bons resultados em saúde tiveram como base valores e princípios sólidos da APS e da MFC. Na sequência o livro aborda as experiências de ensino-aprendizagem da MFC na graduação, residência e educação continuada assim como em pesquisa, sempre se pautando em experiências mundiais exitosas.  Outra importante discussão refere-se aos modelos assistenciais propriamente ditos, de acesso, financiamento, indicadores de qualidade, e da necessidade do fortalecimento das Associações Nacionais de MFC.  Evidenciando novamente um conjunto de recomendações baseado no consenso destas experiências. O destaque final vai para os relatos de experiências da implementação de modelos de APS/MFC em diversos países de renda média, nos diversos continentes, com destaque para o caso brasileiro.
 
Ressaltamos a importância deste livro, como um marco histórico, do estado da arte da APS e da MFC mundial, mostrando através das experiências variadas os caminhos para a qualificação dos sistemas de saúde através da contribuição consistentes da MFC, ressaltando não apenas os êxitos, mas também as estratégias de superação de barreiras a esta implementação.  Esta edição brasileira certamente contribuirá efetivamente na discussão em fóruns acadêmicos, mas, sobretudo para os gestores das diversas esferas poderem ter acesso a uma base de conhecimentos sólidos das experiências diversas, e que possamos seguir construindo no Brasil um Sistema de Saúde orientado a APS, tendo o MFC como figura central neste processo assistencial, gerencial e de ensino.
É mais um dos livros recomendados pela SBMFC, fruto da parceria com a Artmed, para utilização em larga escala por médicos da atenção primária, profissionais de saúde de uma maneira geral, gestores, estudantes de medicina, residentes e preceptores de MFC, de forma a qualificarem seu aprendizado em torno das experiências mundiais de APS e MFC, criando novas possibilidades de qualificação das nossas experiências locais.
 
Para mais informações sobre o livro, acesse: http://goo.gl/kHlQEw.