Congresso nacional discute rumos da Medicina de Família e da Atenção Primária à Saúde no Brasil

17 de maio de 2016

 Evento reunirá principais especialistas da área em Foz do Iguaçu entre 8 e 11 de julho


A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica pela qual se faz da maneira mais efetiva a Atenção Primária à Saúde (APS), vertente da medicina que atua na saúde da população de forma preventiva, tanto em sistemas públicos quanto nos privados, evitando que as doenças se desenvolvam. Entre os dias 8 e 11 de julho a cidade de Foz do Iguaçu será a capital nacional da Atenção Primária, com a realização do 5º Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e do 7º Congresso do Cone Sul. Com o tema "Desenvolvendo competências em um cenário de transformação", os eventos acontecem concomitantemente no Hotel Golden Park Internacional Foz (Rua Almirante Barroso, 2006 – Centro), em Foz do Iguaçu, Paraná.As inscrições estão abertas com descontos até os dias 15/5 e 7/6, e podem ser efetivadas pelo link: http://www.sbmfc.com.br/inscricoes/index/lang/pt.


As atividades têm como público alvo médicos, residentes, estudantes, professores e demais profissionais de saúde, e discutirão os rumos da saúde no Brasil, ações que influenciem o crescimento da especialidade e contribuições para o fortalecimento da APS no nosso tempo. Entre os palestrantes estão o espanhol Luis Aguilera, coordenador executivo da Wonca Ibero-americana, Eugênio Vilaça Mendes, consultor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Thiago Trindade, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e professor do Departamento de Medicina Clínica, da UFRN/RN e do Curso de Medicina da Universidade Potiguar.


Na grade de programação, serão abordados medicina rural, o papel do jovem médico, prevenção quaternária, a Medicina de Família e Comunidade na América do Sul, América Latina e no mundo e Atenção Primária à Saúde, entre outras atualizações clínicas com foco em gestação, climatério, transtorno de humor e risco cardiovascular.


“Todos os assuntos serão proferidos por profissionais experientes na área que irão compartilhar dados e histórias de cada lugar. Esse conteúdo servirá como base para o fortalecimento da nossa especialidade, que tem como ponto principal atuar no cuidado voltado ao paciente, atendendo às necessidades individuais e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população”, ressalta Thiago Trindade, presidente da SBMFC.