Associação da faringite com o uso de antibióticos orais em acne

O objetivo deste estudo coorte prospectivo transversal com duração de 9 meses em um ambiente universitário urbano foi o de prospectivamente avaliar a associação entre antibióticos usados no tratamento da acne e da faringite. Foi solicitado aos participantes que preenchessem um formulário de pesquisa, amostras foram coletadas para cultura e estes participaram de um exame visual para acne.

10 dos 15 estudantes que receberam antibióticos orais para acne relataram episódio de faringite dentro dos 30 dias anteriores, enquanto que 47 de 130 estudantes que não receberam antibióticos orais, mas que possuíam acne, relataram episódio de faringite no mês anterior. A odds ratio (OR) não ajustada associando o atual uso de antibióticos em pacientes com acne com episódios auto-reportados de faringite foi de 3,53. No estudo coorte havia 358 participantes do sexo feminino e 218 participantes do sexo masculino; 6,2% receberam antibióticos orais para acne durante o estudo, e 16,6% receberam antibióticos tópicos para acne. Utilizando a regressão logística de modelos misturados, a OR foi de 4,34 associando o uso de antibióticos orais com faringite. Menos de 1% dos participantes foram colonizados por estreptococo do grupo A, o que não foi associado à faringite.

Os pesquisadores concluíram: “Nossos estudos mostram que a probabilidade de relatar uma faringite é mais do que 3 vezes em pacientes recebendo antibióticos orais para acne contra aqueles que não estão recebendo antibióticos orais. A verdadeira importância clínica destas descobertas precisa ser melhor avaliada por estudos prospectivos, mas estas descobertas não estão associadas ao estreptococo do grupo A.

Grupo de estudo muito pequeno. Uma plausibilidade biológica é interessante.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Dermatol publicada online 21 de novembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Associação da Faringite com o Uso de Antibióticos Orais para o Tratamento da Acne: Um Estudo de Coorte Prospectivo e Transversal. David J. Margolis, Matthew Fanelli, Eli Kupperman et al.

Categoria: S. Pele. Palavras-chave: faringite, antibióticos, acne, estudo de coorte prospectivo e transversal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 20 de dezembro de 2011