Diagnóstico e tratamento da osteoporose

Na edição de 1º de fevereiro de 2009 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Diagnóstico e Tratamento da Osteoporose por Mary Gayle Sweet, Jon M Sweet, Michael P Jeremiah e Sim S Galazka que começa: "A osteoporose afeta aproximadamente 8 milhões de mulheres e 2 milhões de homens nos Estados Unidos. As fraturas associadas são uma causa comum e evitável de morbidade e mortalidade em até 50 por cento das mulheres mais velhas. A U.S. Preventive Services Task Force (Força-Tarefa de Atendimento Preventivo dos EUA) recomenda o uso de absorciometria com raios-x de dupla energia para fazer a triagem de todas as mulheres com 65 anos ou mais e das mulheres entre 60 e 64 anos de idade que tenham risco aumentado para fratura. Algumas organizações recomendam considerar a triagem em todos os homens com 70 anos ou mais.

"Para pessoas com osteoporose diagnosticada por absorciometria com raios-x de dupla energia ou fratura de fragilidade prévia, o tratamento de primeira linha eficaz consiste na prevenção de quedas, consumo adequado de cálcio (pelo menos 1.200 mg por dia) e vitamina D (pelo menos 700 a 800 IU por dia), e tratamento com um bifosfonato. Raloxifeno, calcitonina, teriparatida, ou terapia hormonal podem ser considerados para certos subgrupos de pacientes. "

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 79(3):193–200, 201–202 © 2009 Academia Americana de Médicos de Família Diagnóstico e Tratamento da Osteoporose. Mary Gayle Sweet, Jon M Sweet, Michael P Jeremiah e Sim S Galazka. Correspondências para Mary Gayle Sweet: msweet@carilion.com

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: diagnóstico, tratamento, osteoporose, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicado em Global Family Doctor 9 de abril de 2010