Sulfa-Trimetoprim versus cramberrie na prevenção de infecção no trato urinário recorrente

Neste estudo duplo-cego de não inferioridade e de dupla-simulação realizado por pesquisadores holandeses, 221 mulheres na pré-menopausa com infecção no trato urinário (ITU) recorrente foram randomizadas a 12 meses de uso profilático de sulfametoxazol-trimetoprim (SMX-TMP), 480 mg uma vez ao dia, ou cápsulas de cramberrie, 500 mg duas vezes ao dia. Resultados preliminares foram o número médio de ITUs sintomáticos em 12 meses, a proporção de pacientes com pelo menos 1 ITU sintomática, o tempo médio da primeira ITU, e o desenvolvimento de resistência a antibióticos em Escherichia coli.

Eles descobriram que: "Após 12 meses, o número médio de pacientes com pelo menos 1 ITU sintomática foi mais alto que no grupo do cramberrie que no grupo do SMX-TMP (4.0 contra 1.8), e a proporção de pacientes com pelo menos 1 ITU sintomática foi mais alta no grupo do cramberrie que no do grupo do SMX-TMP (78,2% contra 71,1%). O tempo médio para a primeira ITU sintomática foi de 4 meses para o grupo do cramberrie e de 8 meses para o grupo do SMX-TMP. Após 1 mês, no grupo do cramberrie, 23,7% das bactérias fecais e 28,1% das bactérias assintomáticas E. coli isoladas eram resistentes a SMX-TMP, enquanto que no grupo da SMX-TMP, 86,3% das bactérias fecais e 90,5% das bactérias assintomáticas E. coli isoladas eram resistentes a SMX-TMP. De forma similar, encontramos taxas de resistência aumentadas para trimetoprim, amoxicillina, and ciprofloxacina nessas E. coli isolados após 1 mês no grupo da SMX-TMP. Após a descontinuação de SMX-TMP, a resistência alcançou níveis basais após 3 meses. A resistência a antibióticos não aumentou no grupo do cramberrie. Cramberrie e SMX-TMP foram igualmente bem tolerados."

Os autores concluíram: "Em mulheres em pré-menopausa, SMX-TMP, 480 mg uma vez ao dia, é mais efetivo do que cápsulas de cramberrie, 500 mg duas vezes ao dia, na prevenção de ITUs recorrentes, com o preço de subir o nível de resistência a antibióticos."

A longo prazo a questão da resistência pode ser maior do que o benefício da redução de recorrências.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(14):1270-1278, 25 July 2011 © 2011 para a American Medical Association
Cranberries vs Antibiotics to Prevent Urinary Tract Infections-A Randomized Double-blind Noninferiority Trial in Premenopausal Women. Mariëlle A. J. Beerepoot, Gerben ter Riet, Sita Nys, et al. Correspondência ao Dr. Geeerlings: s.e.geerlings@amc.uva.nl

Categoria: U. Urinário. Palavras-chave: infecção urinária, prevenção, trimetoprim- sulfametoxizole, oxicocos, resistência a antibióticos, teste randomizado controlado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 9 de agosto de 2011