Sertralina não diminui a depressão em pacientes com insuficiência cardiaca

O objetivo deste estudo por pesquisadores dos Estados Unidos foi testar a hipótese de que pacientes com insuficiência cardíaca tratados com sertralina terão menores números de depressão e menos eventos cardiovasculares em comparação com o placebo. O ensaio SADHART- CHF (Sertralina Contra Depressão e Doença Cardíaca em Insuficiência Cardíaca Crônica) foi um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado de sertralina 50 para 200 mg/dia contra o placebo correspondente durante 12 semanas. Todos os participantes também receberam apoio facilitado da enfermeira. Os pacientes elegíveis foram de idade de 45 anos ou mais velhos com insuficiência cardíaca (fração de ejeção ventricular esquerda menor ou igual a 45%, New York Heart Association classe funcional II a IV) e depressão clínica (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – Quarta Edição de critérios para transtorno depressivo atual). Aqueles com comprometimento cognitivo significativo, psicose alcoólica recente ou dependência de drogas, transtorno de personalidade bipolar ou grave, ideação suicida ativa e atual medicamentos antipsicóticos ou antidepressivos foram excluídos. Um total de 469 pacientes foram randomizados (n = 234 sertralina, n = 235placebo).

A alteração média total desde o início até 12 semanas no total da Escala de Avaliação de Depressão Hamilton foi de -7,1 (sertralina) e -6,8 (placebo) (significativa da linha de base). As proporções cujo composto cardiovascular a pontuação piorou, melhorou ou permaneceu inalterada foram de 29,9%, 40,6% e 29,5%, respectivamente, no grupo sertralina e 31,1%, 43,8% e 25,1%, respectivamente, no grupo placebo (diferença não significante ).

Os pesquisadores concluíram que: "A sertralina foi segura em pacientes com IC significativas. Porém, o tratamento com a sertralina quando comparada com o placebo não apresentou maior redução da depressão ou melhora no estado cardiovascular em pacientes com insuficiência cardíaca e depressão."

Isso é tranqüilizador no que diz respeito ao coração, mas não com relação ao efeito antidepressivo. Isso pode refletir o efeito da insuficiência cardíaca no bem-estar mental.

Para resumo completo, clique aqui.

J Am Coll Cardiol 56(6): 92-699, 24 de agosto 2010 © 2010 pelo American College of Cardiology Foundation
Resultados do SADHART-CHF (Sertralina Contra Depressão e Doença Cardíaca em Insuficiência Cardíaca Crônica) Estudo. Christopher M. O’Connor, Wei Jiang, Maragatha Kuchibhatla et al para Investigadores SADHART-CHF. Correspondência para Christopher O’Connor: christophe.oconnor@duke.edu

Categoria: K. Circulatório, P. Psicológico. Palavras-chave: depressão, insuficiência cardíaca sertralina, heart failure, sertraline, segurança, eficácia, randomizado, duplo-cego, estudo placebo controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor 12 de outubro 2010