Relação custo-benefício de estratégias para reduzir a ingestão de sódio

O consumo de sódio aumenta a pressão sanguínea, aumentando o risco de infarto do miocárdio e derrame. Vários países, inclusive os Estados Unidos, estão considerando estratégias para diminuir a ingestão de sódio na população. Autores estadunidenses avaliam a relação custo-benefício de 2 estratégias populacionais para reduzir a ingestão de sódio: colaboração do governo com fabricantes de alimento para voluntariamente cortarem o sódio em alimentos processados, inspirados na experiência do Reino Unido, e um imposto do sódio. Foi construído um modelo de Markov com 4 estados de saúde: bem, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular encefálico agudo, e histórico de IAM ou derrame.

Eles encontraram "Resultados da Análise baseada em casos: colaboração com a indústria decrescendo a ingestão populacional média de cálcio em 9,5% previne 513.885 derrames e 480.358 IMs ao longo do tempo de vida de adultos com idades entre 40 e 85 anos hoje vivos, comparados com o status quo, aumentando QALYs em 2,1 milhões e economizando US$ 32,1 bilhões em custos médicos. Imposto sobre o sódio que diminua a ingestão populacional de sódio em 6% aumenta os QALYs em 1,3 milhões e economiza US$ 22,4 bilhões ao longo do mesmo período. Resultados da Análise de Sensibilidade: os resultados são sensíveis à premissa de que os consumidores não terão danos com a redução moderadas na ingestão de sódio."

Os autores concluíram que: "É provável que as estratégias para reduzir a ingestão de sódio num nível populacional nos Estados Unidos reduzam substancialmente a incidência de derrame e IAM, o que economizaria milhões de dólares em despesas médicas."

“Ambas as estratégias são atraentes, ambas melhoram a saúde e reduzem custos”

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Otolaryngol Head Neck Surg 152(8):481-487, 20 de abril de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
Population Strategies to Decrease Sodium Intake and the Burden of Cardiovascular-Disease-A Cost-Effectiveness Analysis. Crystal M. Smith-Spangler, Jessie L. Juusola, Eva A. Enns, Douglas K. Owens, e Alan M. Garber. Correspondências para Dr. Smith-Spangler: smith-spangler@stanford.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, K. Circulatório. Palavras-chave: sódio, dieta, ataque cardíaco, derrame, hipertensão, análise de relação custo-benefício, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 11 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.