Será que os achados da Ressonância Magnética estão associados a dor de cabeça?

Dores de cabeça são um problema comum, e estudos de imagens do cérebro são pedidos em alguns casos de pacientes de dores de cabeça. Esses pesquisadores dos EUA e da França avaliaram se dores de cabeça estavam associadas com os achados da Ressonância Magnética e cognição através de um estudo de população base transversal. (n= 780).

Os pesquisadores descobriram que: "163 (20.9%) dos participantes relataram um histórico de dor de cabeça severa e 116 tinham enxaqueca, dos quais 17 (14.7%) relataram sintomas de aura. Uma associação foi achada entre qualquer histórico de dor de cabeça severa e o volume crescente de hiperintensidade de massa branca. A razão de chances ajustada de estar no terço maior para o total de volume de hiperintensidade de massa branca era de 2.0 para participantes com qualquer histórico de dor de cabeça severa quando comparado com participantes sem dor de cabeça severa, estando no terço menor. O padrão associativo era similar para todos os tipos de dor de cabeça. (Enxaqueca com aura era o único tipo de dor de cabeça fortemente associado com o volume de profunda hiperintensidade de massa branca (maior terceira razão de chances 12.4) . e com infartos cerebrais (3.4). A localização dos infartos era predominantemente fora do cerebelo e tronco cerebral. Faltaram evidências para prejuízo cognitivo para todos os tipos de dor de cabeça com ou sem lesões cerebrais.”

Os pesquisadores concluíram: “Neste estudo baseado na população, qualquer histórico de dor de cabeça severa estava associado a um aumento de volume da hiperintensidade de massa branca. Enxaqueca com aura foi o único tipo de dor de cabeça associado com infartos cerebrais. Não há evidência de que dores de cabeça de qualquer tipo ou a combinação destas com lesões cerebrais estavam associadas com prejuízo cognitivo.

Os achados desse estudo encontram alguma correlação entre os achados sobre ressonância magnética e síndromes de dor de cabeça, apesar de mais estudos serem necessários.

Para abstrato completo, clique aqui.

BMJ 342:c7357, 18 de Janeiro de 2010 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Dor de cabeça, enxaqueca, lesões cerebrais estruturais e funções: estudo baseado na população. Epidemologia do Envelhecimento Vascular-Ressonância Magnética. Tobias Kurth, Shajahal Mohamed, Pauline Maillard, et al. Correspondências para: T Kurth: tobias.kurth@upmc.fr

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: dor de cabeça, enxaqueca, Ressonância Magnética, lesões da massa branca, infarto, estudo transversal, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor em 1 de fevereiro de 2011.