Esses autores americanos examinaram a segurança comparativa de NSAIDs (nsNSAIDs) não seletivo, inibidores ciclooxigenase-2 seletivos (coxibs) e opioides para analgesia em adultos mais velhos com artrite. Eles identificaram beneficiários do sistema de saúde da Pensilvânia e Nova Jersey que iniciaram terapia com um nsNSAID, um coxib, ou um opioide de 1 de janeiro de 1999 até 31 de dezembro de 2005. Eles estudaram o risco de eventos adversos relacionados a analgésicos usando taxas de incidência ajustados às taxas de risco (HRs) da regressão de riscos proporpocionais de Cox.
Eles observaram: “A meia idade dos participantes foi de 80,0 anos e quase 85% eram do sexo feminino. Após a correspondência de pontuação de propensão, os 3 coorts analgésicos foram bem balanceados nas covariações de linha basal. Comparado com nsNSAIDs, coxibs (HR, 1,28) e opioides (1,77) exibindo risco relativo elevado para eventos cardiovasculares. O risco de sangramento no trato gastrointestinal foi reduzido para usuários de coxib (HR, 0,60) mas foi similar para usuários de opioide. Uso de coxibs e nsNSAIDs resultou em um risco similar de fratura; entretanto, o risco de fratura foi elevado com uso de opioide (HR, 4,47). Uso de opioides (HR, 1,68) mas nenhum coxibs foi associado com um aumento de risco de eventos de segurança necessitando de hospitalização comparado com o uso de nsNSAIDS. Além disso, o uso de opioides (HR, 1,87), mas não coxibs, aumentou o risco de todas as causas de mortalidade comparado com uso de nsNSAIDs.”
Os autores concluíram: “A segurança comparativa de analgésicos varia conforme o evento de segurança estudado. O uso de opioide exibe um risco relativo aumentado de muitos eventos de segurança comparado com nsNSAIDs.”
Esses são dados de observação que não demonstram casualidade, mas as diferenças no perfil de segurança observado sugerem maior cuidado com opioides.
Para ler o resumo completo,clique aqui.
Arch Intern Med 170(22):1968-1978, 13/27 de dezembro de 2010 © 2010 para o American Medical Association
Segurança comparativa de analgésicos em adultos mais velhos com artrite. Daniel H. Solomon, Jeremy A. Rassen, Robert J. Glynn, Joy Lee, Raisa Levin, Sebastian Schneeweiss. Correspondência para Dr. Solomon: dsolomon@partners.org
Categoria: A. Geral/Não especificado, M. Osteomuscular. Palavra chave: artrite, dor, analgesia, adultos mais velhos, opioides, drogas anti-inflamatórias não-esteirodal não seletivas, NSAIDs, inibidores ciclooxigenase-2, estudo de coort, jounal watch.
Sinopse editada pela Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor de 11 de janeiro de 2011